Revista Manchete no Garimpo Juruena

A revista Manchete publicou na edição de Junho de 1988, uma reportagem sobre os garimpos de ouro do Norte de Mato Grosso, dando destaque ao garimpo Juruena, próximo das margens do rio Juruena, a 450 Km de Alta Floresta. Na época da reportagem o garimpo Juruena era tido como um dos garimpos mais violentos do Mato Grosso, por se tratar de uma região que o único acesso era por avião ou dois de barco até a próxima comunidade. O garimpo Juruena ficou conhecido, em 1988, pela acirrada disputa envolvendo a Mineradora Jaruana e garimpeiros da região. No começo de 1988 entra em cena José Altino de Machado, presidente da USAGAL, União dos Sindicatos da Amazônia Legal, como articulador do conflito e com interesse de gerenciar o garimpo para os garimpeiros. Mas, Zé Altino, era desconhecido entre os garimpeiros, uma vez que sua área de atuação era Roraima e os garimpos do Alto Tapajós. Naquela momento a maior autoridade entre os garimpeiros, aos olhos da Mineradora Jaruana, era o então presidente da USAGAL. Enquanto a empresa confiava no Zé Altino a missão de controlar o garimpo, os garimpeiros buscavam um nome que superasse o do Presidente da USAGAL. Foi então que surgiu o nome de Rangel, comprador de ouro, amigo da família Sarney e favorito a prefeito de uma das maiores cidade do Maranhão. Com a intervenção da família Sarney, Rangel assumiu o garimpo Juruena.







Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

23 comentários

Clique aqui para comentários
José Filho
admin
7 de março de 2013 às 04:14 ×

bom dia!
MEU NOME É JOSÉ GRACY FILHO EX GARIMPEIRO, TRABALHEI MUITOS ANOS NOS GARIMPOS DA REGIÃO DE ALTA FLORESTA,APIACAS E PARTICIPEI DA INVASÃO DA MINERADORA JURUANA...HOJE SOU FORMADO EM LETRAS E ESCREVO UM LIVRO BIOGRÁFICO E GOSTARIA DA AUTORIZAÇÃO PARA USAR ALGUMAS DESTAS FOTOS EM MEU LIVRO... BOA PARTE DELES EU CONHECI( NAQUELA ÉPOCA TRABALHEI PARA UM GARIMPEIRO MUITO CONHECIDO DA REGIÃO POR TIÃO BARBUDO).
GRATO
JOSÉ FILHO

Responder
avatar
José Filho
admin
7 de março de 2013 às 04:16 ×

bom dia!
MEU NOME É JOSÉ GRACY FILHO EX GARIMPEIRO, TRABALHEI MUITOS ANOS NOS GARIMPOS DA REGIÃO DE ALTA FLORESTA,APIACAS E PARTICIPEI DA INVASÃO DA MINERADORA JURUANA...HOJE SOU FORMADO EM LETRAS E ESCREVO UM LIVRO BIOGRÁFICO E GOSTARIA DA AUTORIZAÇÃO PARA USAR ALGUMAS DESTAS FOTOS EM MEU LIVRO... BOA PARTE DELES EU CONHECI( NAQUELA ÉPOCA TRABALHEI PARA UM GARIMPEIRO MUITO CONHECIDO DA REGIÃO... POR TIÃO BARBUDO).
GRATO
JOSÉ FILHO

Responder
avatar
8 de novembro de 2013 às 04:17 ×

ola bom dia, sou fiha de uma ex garimpeira do juruena, minha mae esteve la no periodo de 1988 a 1992, temos muitas fotos da currutela de algumas pessoas de la tbm, minha mae morou no clube da tereza e trabalhou de cozinheira para o Tião Barbudo. facebook.com/sonimarribeiro

Responder
avatar
Praia Doce
admin
12 de maio de 2015 às 06:48 ×

Prezados, me Chamo Uiles, trabalhei no Juruena como garimpeiro e gostaria de entrar em contato com o sindicato dos garimpeiros.

Responder
avatar
Unknown
admin
14 de maio de 2016 às 11:44 ×

Gostaria de q vc me mandasse as fotos de la pois morei lá e não tenho nenhuma foto por favor me mande sou filho do Paulista do ouro agente tinha um mercadinho lá no garimpo

Responder
avatar
Unknown
admin
6 de janeiro de 2018 às 18:01 ×

Gostaria de saber sobre os policiais desta epoca minha vó tinha hotel em alta floresta em 87 a 89 e perdi contato com meu pai nem tenho fotos mas estou a procura dele o nome dele é Enoque Gomes de araujo conhecido como Jorge aguardo noticias ou fotos meu nome é maicon Rogério silva

Responder
avatar
Unknown
admin
22 de abril de 2018 às 23:22 ×

Oi alguém conheceu ou conhece Aline Sicuri preciso muito achar essa pessoa meu Zap e 66984329982 e urgente.....

Responder
avatar
Unknown
admin
15 de setembro de 2019 às 06:26 ×

Sonimar,se possível gostaria de conversar com vc, (63)98403 6349

Responder
avatar
Unknown
admin
20 de outubro de 2019 às 03:08 ×

Bom dia sou lucio lucio o da época de 89 a 94 trabalhei para o carequinha do ouro ,perto do tucano lanches,sou ourives da época,gostaria de noticias dele e foto da época muito grato por ter passado por lá

Responder
avatar
31 de outubro de 2019 às 07:51 ×

Sou filha da Sônia, na época ela ajudou o Zé Carlos e ela tinha uma lavanderia ao lado do tucano. Esse e o número dela: 66-999547496

Responder
avatar
Unknown
admin
18 de novembro de 2019 às 18:30 ×

Boa noite sou filha Josenaldo Pereira Da Silva (Ceará)...
Ele trabalhou na região por volta 1987 em Apiacás.....
Tenho algumas perguntas a ser feitas caso queiram entrar contato número é (66) 99659_6494 Josiane

Responder
avatar
Unknown
admin
25 de novembro de 2019 às 06:32 ×

Sou Hudson Ramos De Paula trabalhei nesta época de 1987ate1995 conheci paulista do ouro tinha uma cantina mercadinho conheci este da foto acima perto da moto se chamava para ele Durepox depois finado trabalhei com o Hosano do gleba. Com wilham do filão perto da currutela meu apelido era cabelo alguém queira falar comigo zap 93992105444zap ainda estou vivo mas ja maduro com 55 de idade abraços a todos

Responder
avatar
Unknown
admin
25 de fevereiro de 2020 às 06:33 ×

Bom dia galera. Sou remanecente daquela epoca sofrida. Entrei em 87 vivi na folha atė 88. Trabalhei no arrasto. Alguém me da not8cias do Júnior? Galego foi casado com a FĖRINHA? MEU ZAP 45 9 98232467

Responder
avatar
Unknown
admin
12 de maio de 2021 às 05:25 ×

Bom dia amigo conheço o carequinha do ouro tenho contato com ele, meu número é 66 99904-9442

Responder
avatar
Unknown
admin
29 de agosto de 2021 às 06:09 ×

Alguém conheceu Joaquim Mendes de Araújo apelido de "Hulck", acredito que ele viveu por aí nos de 87 a 90

Responder
avatar
Unknown
admin
21 de novembro de 2021 às 16:57 ×

Quem conheceu Domingos no garimpo

Responder
avatar
Unknown
admin
21 de novembro de 2021 às 17:01 ×

Vc conheceu esse cara da moto,vc si lembra o nome dele?

Responder
avatar
Unknown
admin
22 de novembro de 2021 às 02:56 ×

Olá José vc conheceu aquele rapaz da moto que está acima na capa?

Responder
avatar
Unknown
admin
22 de novembro de 2021 às 03:00 ×

Bom dia alguém conheceu aquele rapaz da moto que está acima na capa?

Responder
avatar
Unknown
admin
29 de novembro de 2021 às 11:10 ×

Boa tarde alguém tem número de telefone pra contato do padeiro trabalhei com ele quando rapaz vendendo pães no garinpo da castanheira perto da alta floresta no Mato Grosso nessa mesma época, antes dele fazer a pista, gostaria de saber notícias, ainda estou vivo

Responder
avatar
Unknown
admin
29 de novembro de 2021 às 11:25 ×

Qual o garinpo? Eu conheci um dominguim no garinpo da currutela juruena no Mato Grosso

Responder
avatar
Unknown
admin
28 de maio de 2023 às 14:20 ×

eita epoca boa trabalhei final de 1988 e meiados de 89 trabalhava na clareira perto da pista do marinh. conheci o tiao barbudo, o barba , surucucu de fogo eu trabalhava com o luizão tambem tinhamos uma cantina na curutela em frente ao casarão conheci a loura da vinte.me chamo julio cesar eu era conhecido como delegado.


Responder
avatar
1 de março de 2024 às 20:10 ×

Bom dia amigos, eu passo aqui depois de um bom tempo para responder uma pergunta...Esse rapaz da moto era uma pessoa muito conhecida...E seu apelido era Durapox e foi um líder da invasão do garimpo juruena...Sua turma era conhecida por turma do Durepox...eu trabalhei para uma pessoa muito conhecido por TIÃO BARBUDO...Nesta época também existia a turma do Profeta...Ele matou algumas pessoas até que um dia também foi morto por um tiro em um bar da corrutela...Abraço a todos ...meu Instagram é @jfgracy

Responder
avatar
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário